A associação cultural Smascherati! tem como objetivo transformar o teatro em um espaço de troca intercultural. Fundada em 1989 na cidade de Perugia por artistas de diferentes formações teatrais, sempre trabalhamos para unir experiências humanas e culturas diversas por meio do teatro e da expressão artística. Entre as colaborações mais importantes estão as realizadas com mestres e artistas renomados de teatro, como Eugenio Barba, Pierre Byland, Marisa Fabbri, Jacques Lecoq, e de teatro-dança, como Malou Airaudo, Bénédicte Billiet e Julie Ann Stanzak, do Tanztheater Wuppertal Pina Bausch.
Nos últimos anos, a associação tem colaborado com diversas instituições em níveis local, nacional e internacional. As principais atividades estão focadas na comunicação intercultural e na inclusão social de grupos desfavorecidos, com especial atenção ao respeito pela diversidade cultural. Essa abordagem levou à criação, em 1994, do Human Beings, um laboratório internacional de teatro intercultural, e em 2011, do Teatro Rifugio, um espaço protegido para compartilhar histórias de exílio. Esse laboratório tem como objetivo trabalhar com refugiados e requerentes de asilo. Todos os anos, nossos laboratórios culminam em apresentações teatrais originais, enriquecidas pela diversidade cultural dos participantes. Esses espetáculos abordam temas atuais, como migração, mudanças climáticas, cidadania ativa, relações interculturais, entre outros. Desde 2020, a associação participa de vários projetos europeus e está ampliando sua expertise em outras áreas de formação.
Desde 1994, nosso laboratório de teatro intercultural Human Beings já acolheu e envolveu mais de 100 pessoas de todo o mundo todos os anos. A associação tem quase 35 anos de experiência na condução de laboratórios teatrais com jovens, adultos e estudantes, bem como com grupos específicos, como migrantes, refugiados e requerentes de asilo. Trabalhamos continuamente com escolas locais, oferecendo diversos laboratórios incluídos no catálogo cultural do Município de Perugia, destinados a escolas de todos os níveis. Essa longa experiência nos permitiu desenvolver nossa própria metodologia de teatro intercultural, que foi reconhecida internacionalmente como eficaz e altamente inclusiva. Nossos laboratórios são abertos a todos e gratuitos, garantindo a participação de indivíduos em situação de vulnerabilidade em nossas atividades.