Esta atividade é coordenada pela Smascherati, pois envolve especificamente a aplicação da metodologia teatral e inclui a organização de percursos de formação dedicados a professores e estudantes das três escolas parceiras.
Como se desenvolve? A atividade A3 é dividida em quatro fases principais:
Criação da metodologia
A Smascherati desenvolve um conjunto de exercícios e temas nos quais se basearão as improvisações teatrais e os jogos cênicos, que serão propostos às escolas. HERE
Três workshops internacionais
A Smascherati realiza um workshop com duração de uma semana em Portugal, República Checa e Itália, envolvendo pelo menos 20-30 estudantes e 5 professores em cada escola. Além disso, 2 estudantes e 1 professor do Itis Volta acompanharão os formadores da Smascherati para se encontrarem com os parceiros e iniciar a cooperação.
Workshops locais
Após a formação recebida da Smascherati, cada escola continua as atividades localmente, com o objetivo de criar uma breve flash performance que será apresentada publicamente e gravada.
Flash performances
Nos três países parceiros, as escolas organizarão uma demonstração pública das performances sobre as mudanças climáticas realizadas pelos estudantes.
Resultados esperados:
Metodologia teatral criada e testada para dar voz ao ponto de vista dos jovens sobre as mudanças climáticas.
60-90 estudantes envolvidos nos workshops internacionais com a Smascherati.
60 estudantes participantes nos workshops locais e nas flash performances.
15 professores formados e envolvidos no uso da metodologia teatral.
3 flash performances realizadas pelos estudantes.
3 vídeos das performances locais gravados e produzidos. Veja os vídeos aqui e aqui!